[Resenha] Assassinato No Expresso Do Oriente - Agatha Christie


Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 239
Ano: 2009
Avaliação: 4/5
Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve para o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um americano é encontrado morto na sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.

 Dame Agatha Mary Clarissa Miller, mundialmente conhecida como Agatha Christie, nasceu em 15 de setembro de 1890 em Torquay, Devon. Foi uma romancista policial  inglesa, tendo mais de 80 livros publicados. Sendo o livro "O Caso Dos Dez Negrinhos" (1939) - mais de 100 milhões de cópias, um dos livros mais vendidos da história. Agatha é considerada a "Rainha Do Crime". O resenha de hoje é do livro "Assassinato No Expresso Do Oriente", de 1934.
   Hercule Poirot é um detetive belga (que aparece em 33 obras da autora), ele está viajando e, após um imprevisto, se vê obrigado a pegar o trem Oriente-Simplon. Antes de viajar ele é surpreendido pela notícia que não há nenhum compartimento vazio. O que é estranho , pois nessa época ele costuma estar quase vazio. Mas Poirot consegue embarcar pouco antes do trem sair.
   No segundo dia de viagem o trem para por causa de uma tempestade de neve. Poirot troca de cabine e,  no quarto ao seu lado ele acha ter ouvido um grito à noite e no corredor uma estranha movimentação. Pela manhã ele fica sabendo do assassinato na cabine ao lado. M. Ratchett foi morto com 12 facadas, curiosamente alguns ferimentos foram bem profundos enquanto outros nem chegaram a acertar o alvo. Hercule Poirot começa então a investigar o assassinato ali mesmo enquanto estão presos pela neve.
  O livro é dividido em três partes: a primeira nos apresenta os fatos antes do crime, a segunda possui os testemunhos dos passageiros que são todos interrogados e a terceira a resolução do caso com base nos testemunhos que Poirot coletou. E também tem uma imagem mostrando os lugares das cabines e onde ficava cada passageiro.
   - Eu? Eu suspeito de todo mundo até o último minuto.
   A autora vai te dando várias pistas e você já vai procurando o suspeito. Muitas dúvidas começar a surgir na sua cabeça! Será que foi só uma pessoa? Duas? Homem ou mulher?
   A história é narrada em terceira pessoa, o que é bom para esse tipo de livro. Ia ser legal estar na cabeça do detetive enquanto ele desvenda o mistério, mas não estando deixa você mais curioso em como ele vai solucionar o caso. Outro que é assim também é O Cão Dos Baskervilles, de Conan Doyle.
  Como todo crime que acontece em um livro policial eu tentei adivinhar o assassino antes do detetive. Bem, eu acertei e errei. Levei um susto com o final do livro! kkk Era um final que eu realmente não esperava. Só posso contar uma coisa: você descobre o porque de Agatha Christie ser a "Rainha Do Crime". Leitura obrigatória para quem gosta de mistério e suspense!

12 comentários ❤ :

  1. Eu tenho este livro e nem lembrava dele paradinho aqui na minha estante, acho que vou sacudir a poeira do coitado e começar a ler!!! Adoro os livros dela.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Planejo ler alguns livros da autora que minha irmã comprou, e quem sabe assim passar a gostar mais do gênero.
    As aventuras de Sherlock também chamam minha atenção, mas até o momento não li nenhum livro que tenha ele.
    O bom de livros assim é que desperta todo um senso crítico em você, você passa a enxergar as pessoas e situações de outro modo, de outro ângulo.
    Enfim, gostei da resenha, e esse caso parece ser maravilhoso.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o meu estilo favorito! :D Gosto de ficar analisando as pessoas por culpa de Sherlock... kkk Tem resenha de um livro aqui: http://smellingbooksallday.blogspot.com.br/2014/03/resenha-o-cao-dos-baskervilles-sir.html

      Beijos

      Excluir
  3. Adorei a sua resenha!
    Quero muito começar a ler essa autora, mas ainda não consegui me fazer ler suas obras!
    Mas sua resenha me deu aquele impulso! =)
    Estou te seguindo!

    Beijos,
    Carolina's Book Blog

    ResponderExcluir
  4. Uma resenha muito boa flor, parabéns!
    Li um livro dessa autora pra nunca mais na minha vida. Detestei!
    Só não troco ele, pq ganhei de uma amiga muito querida. Pq eu jamais irei pegar nem que seja pra folhear o livro. :(
    Acho as capas dos livros dela super lindos e bem intrigantes, mas eu não me encanto nem tenho vontade de ler outro título dela.
    Seguindo o blog flor. :)
    Resenha #140 - De Repente Acontece- Susane Colasanti.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br/
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Ah, que ruim! Mas ela tem tantos outros livros... :( Tive sorte de o primeiro que eu li ser bom.

      Beijos

      Excluir
  5. Já li este livro!
    É fantástico, e quando o mistério foi resolvido fiquei boquiaberta!
    Fantástico!!
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei boquiaberta! kkk Fiquei o livro todo procurando pistas e pensei que já tinha acartado. -.-" Nunca conseguiria chegar naquele final...

      Beijos

      Excluir
  6. Olá Nayara,

    Ainda não li nada da autora, mas estou com o box dela aqui que contém esse livro e espero gostar também....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Nayara!
    Fico tão feliz quando entro em um blog e vejo resenha da Agatha Christie. Sou super fã da autora :)
    Eu li "O Assassinato no Expresso do Oriente" há muito tempo (uns 13 anos, acho) e ainda me lembro do desfecho porque é um dos mais inusitados da obra da Agatha. Realmente não é difícil imaginar porquê ela ainda é considerada a Dama do Crime, né? (difícil é prever as surpresas que ela prepara para os leitores, rsrsrs).
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
© Blog Smelling Books All Day 2016 Todos os direitos reservados