Que tal ouvir um livro?


   Você certamente já ouviu falar de audiobooks, certo? A primeira vista parecem ser chatos e entediantes! Hoje vou falar um pouco da minha experiência com audiobooks. 
   Acho que existe um certo preconceito com audiobooks. Eu mesma já vi vários à venda e pensava "Quem compra uma coisa dessas?". Imaginava como seria chato. Sabe a bíblia narrada pelo Cid Moreira? Bem, nem todos os audiobooks são assim! Resolvi experimentar com um livro que eu conhecia bastante "Harry Potter e a Pedra Filosofal".
   Eu me distraio bastante! Com o audiobook eu só ouvia e tentava prestar atenção, aí me distraia do nada! Depois de um tempo lembrava do audiobook e voltava a prestar atenção. Ou o pior: como eu ficava com o fone de ouvido as vezes eu procurava o celular para "trocar de música"! kkkk Sim, eu sei que é loucura! u.u
   Outra coisa que eu achei bem estranho foi a voz! A voz que eu estava ouvindo era humana, mas de homem... Grossa... E eu sou mulher e a minha voz é bem fina. A sensação é beeem estranha! Você está lá ouvindo a história na sua cabeça, mas a voz não é sua! Isso me lembra aqueles cds de histórinhas para crianças, a diferença é que não tinha vozes diferentes para os personagens. kkk
  Já dicas do tipo ler enquanto ouve: eu não consegui! Como tinha o livro aqui, fui acompanhando e não deu certo. Eu começava a ler antes do narrador e esquecia do audiobook. Não consegui me concentrar nos dois ao mesmo tempo!
  Como tudo na vida, eles tem vantagens e desvantagens! Aqui vão algumas que eu consegui perceber:

Vantagens
  •  A grande vantagem é que você pode levar ele para qualquer lugar no celular, por exemplo.
  •  Você poder ouvir no carro, no ônibus, na rua! Sabe aquela festa que está chata e você não tem nenhum livro por perto? Que você já está arrependido, lendo até rótulos pensando naquele livro maravilhoso que você queria ter começado? Então, com o audiobook é só colocar o fone de ouvido e voilá!
  • Existem aplicativos de audiobooks! E você também pode baixar.
  • Barulhos no ambiente não vão te atrapalhar! Acho que isso é o sonho de qualquer leitor. XD
  • Não precisa ficar passando páginas e nem ficar procurando uma posição legal para não atrapalhar.

Desvantagens
  • É lógico que a principal desvantagem é se o dispositivo que você estiver usando descarregar! Principalmente quando você estiver superconcentrado ou numa parte muito boa.
  • O ritmo da leitura é terrível! Você vai ficar com o ritmo do narrador mesmo. Não é lento,  mas eu leio consideravelmente mais rápido! kkk
  • Sabe aquela parte que você não entendeu e quer voltar para entender? No audiolivro é mais difícil. O mesmo para uma citação legal que você queira anotar: quase sempre elas passam despercebidas.
  • Se alguém te chamar enquanto você estiver ouvindo você vai ter que ficar parando. Sabe aquela pontada de raiva por ter que interromper uma música? Imagina só com uma história!
  • A grande maioria dos títulos legais é em inglês! 

Conclusão

 Gostei bastante da experiência! Quero ouvir outros. Não é a mesma coisa para mim do que ler, prefiro mil vezes a leitura. Quando estou lendo um livro é diferente: eu posso ver, tocar, cheirar... Recomendo mesmo assim, até para você que prefere ter o seu livro físico ali na estante. Você pode demorar um pouco para se acostumar no começo, mas a experiência vale a pena!

  E você, já ouviu algum audiobook? Tem curiosidade de ouvir? Deixe a sua experiência ou opinião!


19 comentários ❤ :

  1. Tenho MUITA curiosidade em ouvir um audiobook! Gostaria de ouvir algum em inglês, pois são os mais legais... Mas ainda não tive oportunidade, infelizmente :/
    Espero conseguir qualquer dia!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga! Tem vários aplicativos para deixar tudo mais fácil...

      Beijos ^^

      Excluir
  2. Nunca ouvi um audiobook e não vou mentir dizer que tenho vontade, nunca me passou pela cabeça ouvir um, eu gosto de ler o livro, acho que seria estranho ouvir o livro, hahaha.
    Adorei o post.
    Beijos,
    Blog: Anjo de Cereja & Blog: Contos Fantásticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só achei estranho no começo! kkk Eu também gosto de ler o livro, nada substitui isso.

      Beijos

      Excluir
  3. Eu não conehcia mas acho que não da pra ficar dando opinião sem antes fazer uso do serviço !! Mas dps vou procurar .
    www.ourblackpen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda nunca tive nenhuma uma experiencia com audiobooks, mas acho que nas minhas ferias eles seriam bem uteis, já que passo muito tempo em carro viajando e algumas vezes acabei esquecendo de levar um livro

    os-jovens-leitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho... Deve ser mais fácil pq no carro não tem muita coisa para distrair! ^^

      Excluir
  5. Oi.

    Não sei se vou gostar da ideia, mas quem sabe um dia dou uma chance rs.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tentando para saber! XD Volta para contar o que achou, se você tentar!

      Beijos

      Excluir
  6. Oie! Sou da mesma opinião que a Fernanda não sei se vou gostar! kkkk
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/04/as-mentiras-de-locke-lamora.html

    ResponderExcluir
  7. Olá Nayara,

    Nunca utilizei essa opção, mas achei bem interessante, mas prefiro mesmo o livro físico.....parabéns pelo post...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nenhum audibook mas tenho muita vontade, pela experiência e tentar algo novo é sempre bom. Tem muitas desvantagens, como as que você citou, mas também parece interessante. :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Faz tempo, na verdade, muito tempo que ouvi um audiobook. Era uma história do Hércules para crianças hehe era no
    tempo das fitas ainda hehehe é muito legal, mas eu ainda prefiro ler *_*

    Hahahaha bíblia narrada pelo Cid Moreira, me veio a voz dele na cabeça haha

    O que????? Harry Potter dem audiobook?? Onde compro???

    É o meu problema é que eu também me distraio um monte haha quando me dou conta estou em outra dimensão haha

    O legal deve ser para ouvir em viagens, não?

    Gostei >.<

    Beijos
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi audiobooks e não gosto muito. Por que eu gosto de me imaginar na história, de entrar no livro e com o audiobook você simplesmente... a ouve, pelo menos comigo é assim. Parece que com audiobook minha imaginação não funciona HUEHUEH

    sobela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca ouvi um audiobook, mas tenho vontade
    Bjs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olha, eu sempre fui uma pessoa preconceituosa para essas novidades. Isso até eu perder um emprego e precisar me virar para manter o blog. Foi quando comprei o Kindle e passei a amar e-books por serem baratos e rápidos.
    Depois disso acho que consigo me ligar a qualquer coisa.
    Nunca ouvi nenhum livro, a não ser as histórias de crianças, mas ouviria tranquila. Acho que é legal para um momento antes do sono e tals.
    A proposta do e-book é inicialmente para deficientes visuais, então acho que independentemente do resto do mundo, essas pessoas ficam muito felizes em poder ter acesso a Harry Potter, por exemplo.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que interessante ler um post sobre os prós e contras do audiobook. Nunca ouvi direito, a não ser um de inglês '-' rs Mas acho meio estranho como leitura e nem sempre me concentro também na voz :X Mas um dia irei experimentar sim ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu nunca ouvi um audiobook, na verdade eu acho que não iria gostar mesmo. Eu sou tão apegada à livros físicos, foi difícil aceitar os ebooks e audiobooks eu nem sei como seria.
    Com certeza deve ser muito diferente, depois voi tentar ouvir um, de preferência HP tbm, pq é minha série preferida, nada do tipo Cid Moreira hauahua
    Primeira vez q vejo a opnião de alguém que já passou pela experiência audiobook. XD

    bjs bjs bjs Mih!

    Paradise Books

    ResponderExcluir

 
© Blog Smelling Books All Day 2016 Todos os direitos reservados