[Resenha] Amor Em São Petersburgo - Heinz G. Konsalik

Autor: Heinz G. Konsalik
Editora: BestBolso
Páginas: 291
Ano: 2009
Avaliação: 3/5
O baile de ano-novo de 1914 no palácio de inverno em São Petersburgo reúne pela primeira vez o oficial alemão Gregor von Puttlach e a aristocrata russa Grazina Vladiminovna. Os dois se apaixonam às vésperas da Primeira Guerra Mundial e da Revolução de Outubro de 1917, que colocaria o fim no czarismo russo. Com Alemanha e Rússia em lados opostos, Gregor é obrigado a escolher entre a pátria e o amor. Os acontecimentos desenrolam-se nos salões da corte, nas vastas propriedades feudais dos nobres russos e, por fim, na Sibéria agreste e desconhecida.
O livro começa algumas horas antes do ano novo de 1914. Gregor von Puttlach é um tenente alemão galanteador, Grazina Vladiminovna é filha de um poderoso general russo, nunca tinham se visto até então. Então Gregor vê Grazina do outro lado do salão durante a festa e vai falar com ela, assim eles começam a se amar. Isso mesmo: Amar. Em menos de 10 páginas após terem se conhecido. Não sei se é porque sou chata mesmo, mas achei meio absurdo essa pressa do autor. Num minuto não se conhecem e no outro já fala:
E com os primeiros compassos começou um amor quase impossível de descrever. Pois amor é uma palavra inexplicável, mas que se pode ler nos olhos de outra pessoa que sente o mesmo. Que se pode sentir como uma irradiação invisível que atinge duas pessoas e as liga. Amor - um desses sentimentos inexplicáveis que deus concedeu os homens.
   O tempo sempre passa bem rápido e  tem muita coisa , o que não ajuda a entender muito a história. O ''amor'' (me recuso a achar que seja AMOR em tão pouco tempo) dos dois não é algo totalmente impossível. Quando aparece algo que parece um impedimento é rapidamente resolvido. Rápido demais e sem muitas explicações! Alguns momentos tem detalhes demais que não acho necessário e, em outros importantes falta detalhes e parece que só foi citado para aparecer como acontecimento no livro.
   Uma coisa que eu achei bem chata durante a leitura são os nomes dos personagens, todos muito complicados. O romance é alemão e é meio estranho tentar pronunciar sempre nomes e sobrenomes. Achei melhor apenas ler o primeiro nome para não complicar muito com os sobrenomes russos e alemães.
   Ele melhora mais ao decorrer da história e contém poucos fatos que aconteceram de verdade durante essa época. Não é aqueeela história, mas gostei um pouco do livro. Não vou contar mais ou vou soltar muitos spoilers. O final foi muito bom, o que eu não esperava... Talvez romances assim não sejam o meu tipo, se for o seu provavelmente gostará mais dele do que eu. Só não recomendaria num primeiro momento pois acho que tenho outros que achei melhores.

7 comentários ❤ :

  1. Não conhecia o livro, e pelo que disse acho que também acharia estranho o jeito com que as coisas acontecem, mais fiquei curioso com o final shushau
    os-jovens-leitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Complicado assim, nem dá vontade de ler...kkkkkk. Que bom q leu e nos informou, bjs bjs
    http://crismaria2013.blogspot.com.br/
    FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que fui chata demais e estraguei a resenha. kkk Cada um tem uma opinião diferente, vai ver você lê e goste dele.

      Beijos

      Excluir
  3. Lendo sua resenha, fiquei no 'quero ler', 'não quero mais' rsrsrs, e no final, fiquei curiosa pelo final rsrs

    xoxo
    http://acordescoloridos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irei ler sim :)
      Na próxima ida a livraria irei comprá-lo :D

      xoxo
      http://acordescoloridos.blogspot.com.br/

      Excluir

 
© Blog Smelling Books All Day 2016 Todos os direitos reservados