[Resenha] A Revolução Dos Bichos - George Orwell

Autor: George Orwell
Editora: Companhia Das Letras
Páginas: 147
Ano: 2007
Avaliação: 5/5
Escrito por um dos mais influentes escritores do século 20, George Orwell, "A Revolução Dos Bichos" é uma fábula de crítica ao totalitarismo. Ele narra a revolução dos bichos da Granja do Solar contra os seus donos, para estabelecerem um sistema cooperativo e igualitário entre os animais. É uma sátira contra a ditadura stalinista, denuncia os caminhos destorcidos do poder totalitário.

   George Orwell (pseudônimo de Eric Arthur Blair) nasceu em 1903, na Índia. Jornalista, crítico e romancista, é um dos mais influentes do século XX. Provavelmente é mais conhecido por ter escrito 1984, livro que eu deveria ter resenhado, mas... eu não faço ideia de como resenhar ele esperem um pouquinho que vai ter resenha dele aqui em breve! 
  A Revolução Dos Bichos é aquele livro que o seu professor de história já deve ter citado! kkk Ele é uma sátira sobre o stalinismo, para ajudar a entender: O termo "stalinismo", na maioria das vezes, designa essencialmente o domínio absoluto de uma dada liderança, a qual dispõe de meios por intermédio dos quais estabelece como "verdade". Fonte: Wikipédia  Esse trecho vai fazer todo sentido na história logo!
  Nossa história se passa na Granja Do Solar, cujo proprietário é o sr. Jones. É como qualquer outra granja: tem animais, plantações... Mas um certo porco, o Major, um dia lança a luz sobre várias coisas que acontecem na granja e então todos os animais ficaram revoltados!

"Então, camaradas, qual é a natureza desta nossa vida? Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta. Nascemos, recebemos o mínimo do alimento necessário para continuar respirando, e os que podem trabalhar são exigidos até a última parcela de suas forças."
  O certo é que tudo produzido pela granja seria dos animais, já que eles é que produziam tudo. Mas a granja tinha um dono, sr. Jones e ele logicamente não dividia nada com os animas. Após três noites o Major morre, mas o que ele disse não foi esquecido. 
  Os animais planejaram secretamente a rebelião contra os humanos. Naturalmente os líderes eram os porcos, assim como o Major, pois eram os animais mais inteligentes da fazenda. Destacavam-se Napoleão, Bola-De-Neve e Garganta. Juntos eles organizaram um pensamento, com base nos ensinamentos do Major, no qual colocaram o nome de "Animalismo". O Animalismo tem 7 mandamentos, que foram criados pelos porcos, e deve ser seguida por todos os animais. Uma lei inalterável.
  Os animais então se juntam para expulsar sr. Jones e todos os humanos da granja. A granja então passa a se chamar "Granja Dos Bichos". Agora que a granja estava livre dos humanos ela não tinha um "dono", era de todos os animais que lá viviam. 
Quatro pernas bom, duas pernas ruim.
   Agora que aquele trecho sobre o stalinismo começa a ser importante! Você vai conseguir ver nos animais pessoas que fizeram parte da revolução russa: Major (Lenin); Napoleão (Stalin); Bola-de-neve (Trotsky); Ovelhas: repetem sem consciência os lemas; Cavalos: com seus tapa-olhos que só conseguem olhar para o trabalho; Galinhas que se perdem na dispersão; Burro: preso em suas verdades; Cães: fiéis à guarda de seus donos (porcos). Fora os porcos, todos os outros animais representam o povo da Russia. 
  Não vou entrar em mais detalhes para não soltar spoilers. O livro é bem fácil de ler, não é chato. A minha edição é essa da Companhia das Letras! Ela é muito bonita e amei o papel kkk E as páginas são amareladas  No final tem dois dois textos do autor e um do tradutor do livro, Christopher Hitchens  (maravilhosos, não deixem de ler).
   A Revolução dos Bichos é mais que recomendada por mim! Acho que deve ser uma leitura obrigatória para qualquer leitor, não importa o seu estilo de leitura. 
  

15 comentários ❤ :

  1. Não é um livro que me chame muita atenção, mas parece ser interessante!
    São poucos autores que escrevem críticas históricas através de fabulas!
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatah! ^^

      Também achava isso, mas gostei bastante do livro! Recomendo!

      Beijos

      Excluir
  2. O livro parece ser bacana , eu vou procurar depois para ler ! Parabéns pela criatividade você apresenta mts livros bacanas no blog !!
    www.ourblackpen.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  3. Olá Nayara,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, só leio resenhas positivas dele e a sua não é diferente, boa dica....parabéns pelo blog...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marco Antônio! ^^

      Ele ficou na minha lista de desejos por muito, muito tempo... Até eu comprar ele junto com o meu 1984. Obrigada..

      Excluir
  4. Oie! Estou louca para ler esse livro! Deve ser muito bom!!!! <3
    Bjs, me segue? eu sigo de volta e comenta por favor nessa resenha ajudaria muito! http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/04/enquanto-eu-te-esquecia.html

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho este livro a cerca de uns 3 anos e ainda não consegui ler, o engraçado e que ando adquiri prometi pra mim mesma que leria em breve...espero conseguir este ano sem falta!

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser muito fofo.
    Já tinha visto ele na saraiva, mas nunca parei pra ler ao menos a sinopse. :)
    Adorei!
    Resenha #139 - Delírio - Série Breathless - Livro 2 – Maya Banks.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei ele exatamente fofo... kkk Já passei por ele várias vezes sem ter interesse. :)

      Beijo

      Excluir
  7. George Orwell é demais né?
    Sou fissurada pelos seus livros!!
    Li um mês passado que chama Na Pior em Paris e Londres, é ótimo também mas nada se compara à Revolução dos Bichos e à 1984!!

    Parabéns pelo post.

    beijos, Bá.

    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara!
      Ele é sim! Foi amor a primeira lida após ler 1984! :D Ainda não li esse,mas espero comprá-lo em breve. Obrigada...

      Beijos

      Excluir
  8. Nunca ter lido Geroge Orwell é uma das minhas falhas graves como leitora e concordo com você: deveria ser obrigatório para qualquer leitor. Pretendo corrigir isso tão logo seja possível, mas vou querer começar por "1984".
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
© Blog Smelling Books All Day 2016 Todos os direitos reservados